Como Proceder na Casa Espírita

Procurar colaborar sempre;

Contribuir com o máximo que for capaz;

Tornar-se gentil com todos do grupo;

Jamais endeusar alguém, principalmente dirigentes e médiuns;

Não fugir do assunto em pauta; evitar falar de fatos pessoais ou casos de família;

Buscar sempre as respostas para as suas indagações;

Nos grupos de estudo, não se sentar antes que lhe seja indicado o lugar que deverá ocupar;

Ser humilde, simples e amigo;

Evitar dar apartes em todos os momentos;

Quando o dirigente ou um colega estiver falando, procurar respeita-lo, evitando conversas paralelas;

Não desejar mostrar que sabe mais que os outros;

Se alguém estiver fazendo uma exposição sobre qualquer assunto, não interromper, querendo demonstrar que já conhece o que está sendo explanado;

Não emitir opiniões pessoais, não criticar nem atacar ninguém;

Lembrar-se de que uma Casa Espírita é um Hospital de Deus.

Se a buscamos é porque nos encontramos doentes, por isso tudo devemos fazer para nos livrarmos da cólera, da avareza, do ódio, da vaidade, do orgulho, do egoísmo, da mentira, da falsidade, da maledicência, da inveja, da falta de fé, do amor próprio, da preguiça etc.

Instrutor Espiritual Ianá

(Cascata de Luz /Irene Pacheco Machado)

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ COMEÇA A FREQUENTAR UM CENTRO ESPIRITA?

Quando você entra em um centro espírita, você não se torna médium. A não ser que você já tenha nascido com o corpo físico preparado para isso, você não começa a ver ou a ouvir os Espíritos. Quando você entra em um centro espírita, não existe nenhuma espécie de recado dos Espíritos Superiores direcionado exclusivamente a você.

Tampouco seus familiares desencarnados te enviarão cartas dizendo o que você deve ou não fazer da vida. Quando você entra em um centro em espírita, as pessoas não vão te contar quem você foi ou fez em suas vidas passadas.

Se essas informações fossem necessárias você se lembraria por conta própria. Basta saber que você colhe hoje aquilo que plantou em outras existências até para que você passe a semear com mais sabedoria e amor no seu dia de hoje.

Quando você entra em um centro espírita, você não recebe a solução mágica para resolver seus problemas. Suas dores continuarão a existir. Suas perdas, suas mágoas, suas dificuldades de relacionamento ou o que quer que você enfrente na vida.

Quando você entra em um centro espírita, você definitivamente não está salvo. Seu lugar no céu jamais poderá ser comprado até porque a ideia de céu do Espiritismo nada tem a ver com anjos tocando harpa nas nuvens, e sim com a consciência tranquila do dever cumprido.

A verdade, que poucos compreendem ou querem compreender, é que quando você começa a frequentar um centro espírita absolutamente nada muda em sua vida.

Acredite. Nada mesmo. A não ser que você tome a decisão de mudar, que você compreenda que precisa realizar melhorias em si mesmo, que aceite o convite da reforma íntima e moral, tudo continuará da mesma forma que já estava.

Ninguém pode viver nossa vida ou dar por nós os passos que nos cabem.

Compete a cada um de nós a construção da nossa própria felicidade. Essa noção de responsabilidade individual, tão pouco considerada nos dias atuais, é, com certeza, uma das primeiras lições, entre tantas outras, que você aprenderá quando de fato entrar em um centro espírita.